Poznan é a quinta maior cidade da Polônia e possui uma população de aproximadamente 560 mil habitantes. Fica estrategicamente localizada no centro-oeste da Polônia, ligando cidades importantes como Berlin, Moscou e outras cidades do leste europeu. É uma das cidades mais antigas do país e já foi considerada a capital do antigo Império da Polônia. Poznan foi também uma das cidades-sede para a FIFA Euro 2012, recebendo jogos das seleções da Itália, Espanha, Irlanda e Croácia. Poznan é uma cidade extremamente pacata, porém com uma grande dose de entretenimento. É possível visitar todos os principais pontos turísticos em apenas 2 dias.
ACOMODAÇÃO:
O local mais conveniente para se hospedar em Poznan é com certeza na região de "Stary Rynek" - Old Market Square (Praça do Mercado Velho). Stary Rynek é o ponto mais central da cidade, fica a aproximadamente 30 minutos do aeroporto e aproximadamente dentro de um raio de 4 km de todos os principais pontos turísticos da cidade. Albergues podem ser reservados com preços variando entre 6 a 12 euros (14,40 a 28,80 reais) por noite.
TRANSPORTE:
Como dito acima, o aeroporto fica a 30 minutos do centro da cidade. Taxis são relativamente baratos e cobram em média de 6 a 7 euros (14,40 a 16,60 reais) por uma corrida até Stary Rynek. Trens e ônibus operam preços mais acessíveis e tickets válidos por jornadas de 15 minutos custam 0,65 centavos de euro (1,56 reais).
COMIDA TÍPICA:
A cozinha polonesa é bem vasta, porém há dois pratos típicos que qualquer visitante deveria experimentar. "Bigos" e "Pierogi". Bigos é um prato tradicionalíssimo na Polônia. Consiste num ensopado de carne com repolho, chucrute, linguiça, tomate, mel e champignon. O ensopado de carne pode ser feito com um só tipo, ou então com uma mistura de carnes como: carne de porco (geralmente defumado), presunto, bacon, linguiça, carne de vitela e bife. Pode ser temperado com pimenta, erva aromática, baga, manjerona, entre outros. O prato é geralmente servido com purê de batata e pode ser considerado uma refeição pra "caminhoneiro" nenhum botar defeito.
Pierogi é um bolinho de massa cozido que lembra muito o nosso pastel assado. Tradicionalmente recheado com batata, chucrute, carne, queijo ou fruta. O prato geralmente vem acompanhado de um molho a escolha do cliente.
Refeições como Bigos e Pierogi custam na média de 5 a 7 euros (12 a 17 reais) por pessoa.
![]() |
Experimentando o tradicional Pierogi |
PONTOS TURÍSTICOS:
Os principais pontos turísticos de Poznan são: The Old Market Square "Stary Rynek" (Praça do Mercado Velho), St. Stanislaus Church (Igreja do Santo Stanislaus), Citadel Park (Parque Citadela), Poznan Town Hall (Torre de Poznan), Models of Poznan (Maquetes de Poznan), Lech Brewery (Cervejaria da Lech), Cathedral (Catedral), 1956 Uprising Monument (Monumento de Insurreição de 1956).
The Old Market Square "Stary Rynek" (Praça do Mercado Velho)
É o berço da cidade de Poznan. É uma área extremamente rica em arquitetura, história, museus e restaurantes. Cerca de 60% desta área foi deteriorada durante a 2a. Guerra Mundial (GM), entretanto, a maioria de seus prédios foram cuidadosamente restaurados na década de 50. Stary Rynek é considerado um dos cenários mais pitorescos da Europa Central. Todos os dias ao meio-dia, uma multidão se forma em frente a torre principal de Stary Rynek para presenciar as pequenas cabras (cuco do relógio da torre), que batem chifres por 12 vezes uma na outra. Diz a lenda que em 1511, durante uma visita do governador para a inauguração do relógio da torre, o cozinheiro que preparava um banquete de carne de veado para os participantes do banquete, acidentalmente deixou que o assado passasse do ponto. Em um ato de desespero, o cozinheiro pegou duas cabras e as preparava para substituição do prato principal. Porém, as cabras conseguiram fugir para o prédio da torre e lá chegando foram testemunhadas pelo governador e sua comitiva batendo chifres uma na outra. O governador então, decretou que fossem instaladas duas cabras mecânicas no topo da torre para marcar o estranho episódio. A lenda não conta que fim teve o pobre cozinheiro.
![]() |
Old Market Square - Stary Rynek (Praça do Mercado Velho) |
St. Stanilaus Church (Igreja do Santo Stanislaus)
Esta talvez seja a igreja mais expressiva de Poznan. Igreja construída no estilo Barroco Romano datada do século 17. Entrada gratuita.
Citadel Park (Parque Citadela)
Parque Citadela é um enorme parque aberto na cidade de Poznan que hospeda alguns monumentos como o "Monumentos dos Heróis", além do Forte Militar construído no século 19. Abriga o museu militar, cemitério militar e algumas ruínas do forte.
![]() |
Parque Citadela em Poznan |
Poznan Town Hall (Torre de Poznan)
Localizado na Stary Rynek. É esta a torre principal que atrai multidões toda manhã para acompanhar os 12 toques das legendárias cabras.
![]() |
Town Hall - Torre de Poznan |
Models of Poznan (Maquetes de Poznan)
Maquetes que demonstram como era a Poznan antiga, atual e no futuro.
Lech Brewery (Cervejaria da Lech)
Lech é uma das principais cervejas polonesas, e para os amantes de cerveja, uma visita a cervejaria seria quase que obrigatória. Fica situado na região de Nowe Miasto, aproximadamente 20 minutos de trem do centro da cidade. O tour pela cervejaria tem duração de 2 horas e o guia é disponibilizado em alemão e inglês. Horário de funcionamento de 10:00 as 20:00 com o último tour iniciando-se as 18h. É preciso agendar o tour com antecedência. Entrada no valor de 3 euros (7,20 reais).
Cathedral (Catedral)
Apenas 2km distante do centro da cidade, localiza-se a Catedral, onde Poznan se originou e onde a Polônia começou, palavras do Papa João Paulo II (que era polonês). Diz a lenda que 3 irmãos se encontraram na pequena região após anos sem se verem. Para comemorar a reunião dos irmãos, nomearam o local de Poznac, que significa "encontrar-se" em polonês. Desde então, a pequena região começou a crescer e desenvolver-se, o que gerou o nascimento da nação.
1956 Uprising Monument (Monumento de Insurreição de 1956)
Este monumento marca os episódios ocorridos em 1956, quando trabalhadores poloneses juntaram-se e organizaram uma manifestação massiva contra o governo soviético instaurado na Polônia após a 2a. GM.
BALADINHAS:
Achar uma boa balada em Poznan seja talvez uma das missões mais fáceis da cidade. Todos os principais bares e nightclubs ficam concentrados na praça principal de Stary Rynek. São dezenas de bares um ao lado do outro. Os bares oferecem música ao vivo, anos 80, rock e música eletrônica. Há bares para todos os bolsos e gostos. Não há taxa de entrada e as bebidas possuem preços bem acessíveis variando entre 1 a 2,50 euros (2,40 a 6 reais) por uma pint (487ml) de cerveja, e entre 1 a 3 euros (2,40 a 7,20) para shots de destilados. A maioria do público possui idade entre 22 a 28 anos. Poznan é uma cidade universitária.
![]() |
Stary Rynek a noite |
Minha sugestão para nightclub seria o "Club 22".
Numa das ruas de esquina da Stary Rynek você pode fazer um bom esquenta no bar "Shot Bar" que oferece qualquer shot ou cerveja por apenas 1 euro (2,40 reais).
Sempre ouvimos a lenda de que as mulheres do leste europeu são lindas, maravilhosas e que todas parecem modelo. Bom, eu posso confirmar isso. Tirando Ibiza na Espanha (que escreverei mais adiante), nunca vi uma cidade ou país com tanta mulher bonita na minha vida. Me desculpem as brasileiras ou qualquer outra nacionalidade, mas na minha opinião as polonesas são as melhores. Além disso tudo, as polonesas são também bem carismáticas, adoram conversar, principalmente conversas regadas a uma boa vodka polonesa. Minha única dica seria de estudar o ambiente antes de tentar qualquer investida, pois os poloneses não são nada amigáveis, possuem porte de soldado militar e são conhecidos por criarem confusão por onde passam. Se algum grupo te olhar com cara fechada, simplesmente procure outro lugar. Uma outra tática seria conversar a respeito de um dos ícones do esporte no país, o piloto de F1 Robert Kubica, ou então sobre a fantástica campanha feita pela seleção polonesa na Copa do Mundo de 1974 quando terminou na 3a. colocação, ganhando inclusive do Brasil na semi-final.
Gostaria muito de voltar a Poznan, mas não sei quando isso será possível pois ainda tenho mais de 1000 destinos para visitar antes de morrer.
Um comentário:
Olá Mayke e Vitor!
Muitos sonhos, sucesso e + viagens!
Bjo.
Re.
Postar um comentário