Belfast é a capital e a maior cidade da Irlanda do Norte. Historicamente, Belfast era o centro das indústrias de linho irlandês (ganhando o apelido de "Linenopolis"), de produção de tabaco e construção naval. Os principais construtores de navios de Belfast, Harland e Wolff, construiram o mundialmente conhecido RMS TITANIC, impulsionando assim Belfast no palco mundial de construções de navios no início do século 20. Belfast desempenhou um papel-chave na Revolução Industrial, estabelecendo o seu lugar como um centro industrial global até a última metade do século 20. A industrialização e a imigração fez com que Belfast, mesmo que brevemente, fosse considerada a maior cidade da Irlanda, na virada do século 20.
ACOMODAÇÃO:
Belfast não é uma cidade barata em relação a acomodação, principalmente pelo fato da moeda corrente ser £ (Libra esterlina). O hotel central mais barato da cidade cobra por um quarto duplo, dependendo da época do ano, £120,00 (400 reais) por noite. Para aqueles que viajam em dupla e preferem ficar em um lugar com certa privacidade, porém por um preco mais acessível, existem os famosos B&Bs "Bed and Breakfast" (cama e café da manhã) na faixa dos £50 (160 reais) pelo quarto duplo. B&Bs são casas que oferecem hospedagem em quartos como os de um hotel, além do cafe da manhã já incluído no preço. Uma outra opção, essa muito mais em conta, são os hostels (Albergues) que não saem por mais de 15 Euros (40 reais) por noite.
TRANSPORTE:
Como chegar em Belfast saindo de Dublin: São apenas 2h de trem, ou 2h30 de ônibus saindo de Dublin, pela companhia "Bus Eireann" pelo valor de 30 euros (aproximadamente 80 reais) ida e volta, entao você estará diante das marcas de um dos conflitos mais marcantes da história mundial. Você descobrirá, por exemplo, que o muro que separava católicos e protestantes, ainda está de pé e mais firme do que nunca, ou poderá ainda visitar o lugar de onde o Titanic zarpou para a trágica viagem sem volta.
PONTOS TURÍSTICOS:
É impressionante como Belfast é uma cidade que pode fazer qualquer visitante se sentir bem e à vontade desde o minuto em que pisa nela. Encrustrada numa baía magnífica e com um povo vibrante e acolhedor, a cidade de Belfast é fácil de se conhecer caminhando, e passear pelas ruas em si pode ser considerada uma ótima e prazerosa aventura com toda a sua história. O que ao meu ver você nao pode deixar de visitar em Belfast são as seguintes atrações: Albert Memorial Clock (Torre do Relógio), os Prédios do Parlamento, Queens University (Universidade da Rainha), o cais e o recém inaugurado Museu do TITANIC, com sua arquitetura imponente e seis andares, o edifício foi erguido nas docas da cidade onde o navio foi projetado e construído, ao longo de três anos. Uma exposição interativa mostra desde a construção e o lançamento do Titanic até imagens atuais da embarcação no fundo do mar. Como num parque temático, recursos audiovisuais recriam o momento do acidente, com depoimentos de sobreviventes.
No total, são nove galerias, que exibem não apenas situações relacionadas ao navio (como a recriação de uma cabine de primeira classe), mas também relativas à cidade de Belfast no começo do século passado, quando o navio foi construído e o lugar vivia um bom momento econômico. A famosa escadaria, um dos cenários principais do filme "Titanic", de 1997, foi recriada, assim como o salão de jantar. Esse predinho custou 300 milhões de reais para ser construído e vale muito a pena uma visita. Aconselho comprar o ingresso com antecedência no centro de informação ao turista localizado no centro de Belfast. Uma outra coisa interessante a se visitar em Belfast, são os Muros Políticos. Os dois partidos políticos da Irlanda do norte tem como tradição pintar paredes de casas e muros da região de acordo com o que eles acreditam e apoiam. Esses muros e casas pintadas se encontram em Falls Road ou Shankill, bairros próximos ao centro de Belfast e que podem facilmente serem alcançados caminhando.
![]() |
Albert Memorial Clock (Torre do Relógio) |
![]() |
Museu do Titanic (Titanic Museum) |
Muros Políticos
Existem outros lugares que podem ser considerados atrações principais da Irlanda do Norte, porém visitá-los por conta própria pode não ser uma tarefa tão fácil, há não ser que você tenha alugado um carro. Devido a distância entre cada um deles, eu sugiro a compra de um dos vários TOURS de 1 dia que são vendidos no Centro de Informação ao Turista localizado no centro da cidade. Praticamente todos os tours levam para os mesmos lugares, o que difere um do outro é o preco que pode variar entre £13,00 a £19,00 (40 a 65 reais) por pessoa. Os tours são sempre com guias em Inglês contando a história dos lugares que você visitará, o que deixa a viagem muito mais interessante. Lembrando que o Inglês com sotaque do Norte da Irlanda não é tão fácil de ser entendido como o Inglês Americano, portanto dobre ou triplique a sua atenção durante o tour se você tem algum conhecimento de Inglês.
Lugares que você deve visitar com o tour:
A destilaria da Bushmills (The Old Bushmills Distillery) pertence e é operada pela Diageo Plc, e é uma atração turística popular, com cerca de 110.000 visitantes por ano. Segundo a empresa, a destilaria foi registrada em 1743.
Todo o
uísque engarrafado sob a marca Bushmills é produzido na Destilaria Bushmills. Uma licença para destilar na área foi concedida a Sir Thomas Phillipps em 1608 pelo rei James I, e a data 1608 é impressa nos rótulos da marca de uísque Bushmills. A Destilaria Bushmills alega ser, e é quase unanimemente considerada a mais antiga destilaria licenciada no mundo.
![]() |
A destilaria Bushmills (The Old Bushmills Distillery) |
A Calçada dos Gigantes (The Giant's Causeway) é uma espantosa formação geológica constituída por 40.000 colunas de basalto poligonais na costa norte de Antrim. Foi criada pelo lendário gigante irlandês Fionn Mac Cumhail (que se pronuncia Finn MacCool) ou por erupções de lava com 65 milhões de anos: a decisão é sua! A Causeway (calçada) é virtualmente única, tendo-se tornado largamente conhecida como "Oitava Maravilha do Mundo" a partir do século XVIII. E para coroar tudo isto, as baías e os rochedos majestosos à volta da Causeway são alguns dos mais impressionantes do mundo. O lugar também é conhecido, de uma forma peculiar graças à capa do álbum Houses of the Holy, da banda britânica de rock Led Zeppelin.
![]() |
A Calçada dos Gigantes (The Giant's Causeway) |
A ponte de cordas de Carrick-a-rede (Carrick-a-Rede Rope Bridge) é uma ponte suspensa de cordas situada perto de Ballintoy, condado de Antrim, Irlanda do Norte. É uma ponte com 20 metros de comprimento situada a 30 metros sobre o mar e une uma pequena ilha chamada Carrick-a-Rede, onde existe um pesqueiro de salmão, com a costa da Irlanda. É uma grande atração turística da Irlanda do Norte, com dezenas de milhares de visitantes anuais.
![]() |
A ponte de cordas de Carrick-a-rede (Carrick-a-Rede Rope Bridge) |
COMIDA TÍPICA:
Existem em Belfast restaurantes para saciar qualquer apetite. Mas ir pra Belfast e não comer o prato típico da cidade "FISH and CHIPS", seria como visitar Paris e não subir na Torre Eiffel. "Fish and Chips" nada mais é do que o filé de bacalhau (cod fish) ou outro peixe de sua preferência, frito e acompanhado de batata frita. Dependendo do lugar que você estiver comendo, purê de ervilha tambem faz parte dessa refeição . Para isso eu indico o McHugh's bar and restaurant. Um PUB e restaurante que possui mais de 300 anos de idade, datado de 1711, é considerado o estabelecimento mais antigo da cidade.
Por essa refeição você pagará aproximadamente £6,00 (19 reais) pela porção individual.
![]() |
Peixe frito e fritas (Fish and Chips) |
Se quiser ver mais fotos de minha viagem a Belfast (Irlanda do Norte), clique no link abaixo:
Um comentário:
Dois dias de procura sobre Belfast... Aqui tem tudo! O melhor que encontrei! Parabens pelo texto :)
Postar um comentário