quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Budapeste, HUNGRIA

Post dedicado a qualquer pessoa que se interesse a visitar Budapeste, capital da Hungria, por um curto período de tempo. Minha estadia em Budapeste foi de apenas 3 dias, porém foi tempo suficiente para ter tido umas das melhores experiências de viagem da minha vida. Budapeste é uma cidade extremamente charmosa, relativamente mais barata em comparação com as outras capitais européias, além de ser considerada a Paris do leste europeu.

ACOMODAÇÃO:
Para quem está viajando com um baixo orçamento para acomodação e ainda assim deseja ficar numa área bem localizada, minha recomendação seria o “Friends Hostel” localizado perto do Oktagon (principal área para a noitada em Budapeste). O staff deste hostel é bem amigável, fala inglês fluente, além de serem bem eficazes com informações relacionadas a pontos turísticos. Espere pagar uma quantia entre 7 a 15 euros (17 a 38 reais) por noite, preços variam de acordo com tamanho do quarto e época da viagem.

TRANSPORTE:
O primeiro gasto com transporte em Budapeste será certamente o traslado aeroporto x centro da cidade. A opção mais barata é com certeza o transporte público, que gira em torno de 9 euros (23 reais) até o centro da cidade, porém, as chances de frustração para chegar ao destino final são bem grandes já que provavelmente esta é sua primeira vez em Budapeste, e visto que poucos locais falam ingles fluentemente. A opção mais viável no meu caso foi pagar por um taxi que me deixou na porta do hostel e custou a bagatela de 21 euros (53 reais), preço fixo. O que foi um ótimo negócio já que estávamos viajando num grupo de 3 pessoas.
O transporte público em Budapeste é bem elaborado e cobre os principais pontos turísticos da cidade. Raramente há vistoria de tickets nos ônibus e trens, ou seja, há a possibilidade de embarcar sem tickets. Algo que fiz nestes 3 dias e obtive êxito. Multas giram em torno de 50 euros (128 reais) para aqueles flagrados sem bilhete de passagem.

COMIDA TÍPICA:
Talvez o prato húngaro mais tradicional seja o “goulash”, por aproximadamente 1,50 euros (3,65 reais), na qual consiste num ensopado de carne, noodles, legumes (principalmente batata), temperado com paprika e outros temperos. Há uma grande influência turca na Hungria, portanto os famosos kebabs (churrasquinho grego no Brasil), por aproximadamente 4 euros (9,80 reais), são encontrados em praticamente qualquer esquina de Budapeste. Para aqueles que não almejam gastar grana almoçando e jantando em restaurantes, o que ficaria não menos que 15 euros (37 reais) por pessoa por refeição, a solução mais prática são os fast-food como Burger King e Mc’Donalds com refeições entre 3 a 5 euros (7 a 12 reais).

PONTOS TURÍSTICOS:
Os principais pontos turísticos de Budapeste são: The Castle Hill (Castelo da Colina), Danube River and Chain Bridge (Rio Danúbio e Ponte das Correntes), Matthias Church (Igreja de Matthias), St. Stephen Basilica (Basilica de São Estevão), Budapest History Museum (Museu de História de Budapeste), Heroes Square (Praça dos Heróis), Parliament House (Casa do Parlamento), Spy Museum (Museu do Espião), Andreassy Avenue (Avenida Andreassy para contemplar a arquitetura) e Thermal Baths (Banhos termais).
Rio Danúbio e Ponte das Correntes (vista do Castelo da Colina)
É possível visitar todos os pontos em apenas 3 dias. Todos as atrações são localizadas no centro da cidade e a grande maioria delas não é preciso nem mesmo comprar ticket para visitação, pois o mais impressionante de ser vislumbrado é a arquitetura e a vista que se tem de alguns pontos turísticos como por exemplo The Castle Hill (O Castelo da Colina). Do alto da colina é possível ter uma vista deslumbrante do Parliament House (Casa do Parlamento) e do Danube River and Chain Bridge (Rio Danúbio e Ponte das Correntes). A Heroes Square (Praça dos Heróis) é uma praça aberta localizada ao extremo norte da Andreassy Avenue (Avenida Andreassy).
Castelo da Colina (Castle Hill)
Não posso manifestar minha opinião a respeito dos museus pois não os visitei. Preferi aproveitar minhas horas de lazer nos banhos termais de Budapeste e nas piscinas para refrescar-me do calor de 36 graus do verão húngaro. Gellert Baths cobra em torno de 17 euros (41 reais) para usufruir das dependências do clube, enquanto que Szechenyi Baths, que na minha opinião foi bem melhor, cobra em torno de 12 euros (31 reais) pela entrada.
Szechenyi Baths (banhos termais em Budapeste)
BALADINHAS:
Aonde quer que você vá, "Pub Crawl" é com certeza a melhor resposta para achar a melhor balada nos dias em que você está visitando a cidade, pois geralmente é organizado por locais que estão antenados na programação diária da cidade. Além do que, é muito mais fácil para conhecer pessoas novas e mulheres, pelo fato de você já estar inserido num grupo que está ali dividindo o interesse comum de curtir uma balada inesquecível.
Uma ótima sugestão para Pub Crawl em Budapeste é o www.allnightcrash.com. Pela bagatela de 15 euros (36 reais) esta galera te leva para 5 diferentes bares/niteclub com um shot de boas-vindas em cada bar visitado. Nos 3 primeiros bares ficamos por aproximadamente 45 minutos em cada bar, fazendo um social, conhecendo a galera e calibrando pra chegar num ótimo grau nos 2 últimos bares que possuem mais características de niteclub.
Mayke, eu e Raphael curtindo as baladas do Pub Crawl de Budapeste
Para quem não está afim de desembolsar a grana do Pub Crawl e ir direto para a balada, os 2 lugares que posso recomendar são: "Instant" e "Morrison's Irish Bar". 
Instant é um bar/niteclub rústico que mais parece uma casa em construção abandonada, estilo ruínas, na qual cada cômodo da casa rola um som diferente. Seria como estar em várias festas dentro de um só lugar.
Morrison's Irish Bar já possui ares de balada internacional preparado especialmente para turistas. Possui pista de dança, área underground tocando rock e uma área ao ar livre com som ambiente rolando e bares com balcões estilo pub.
O preço de bebidas nas duas baladas para cerveja varia entre 2 a 3 euros (4,90 a 7,35 reais) por pint (487ml), e os destilados variam de 3,50 a 6 euros (8 a 14 reais) por drink (vodka + coca exemplo).
Mocinhas de Budapeste que estavam no nosso grupo para curtir a noitada da cidade
As húngaras são extremamente carismáticas, atraentes e abertas a uma conversa com qualquer estranho numa balada. A maioria consegue se comunicar em inglês sem maiores problemas. No entanto, é preciso ter cuidado com alguns "scams" (esquemas fraudulentos) que rolam nas noitadas de Budapeste. É comum garotas atraentes se aproximarem de você na balada ou até mesmo na rua em plena luz do dia e o convidar para um "inocente" drink em algum bar que ela sugere. O bar em questão é uma armadilha para extorquir turistas iludidos com a beleza das mulheres húngaras. A coisa mais comum é pedir a conta e ver um total de aproximadamente 450 euros (1.100 reais) por apenas 3 ou 4 drinks requisitados. Todo o bar faz parte do esquema. Bartenders, garçons, as garotas, seguranças. Todos fazem parte do esquema de extorsão, e sair do bar sem pagar a conta é fora de questão. Nem mesmo a polícia húngara conseguiu eliminar este problema corriqueiro na cidade de Budapeste.
Fora isso, Budapeste é uma cidade com uma das melhores noitadas da Europa e a única coisa que me arrependo foi ter passado somente 2 noites por lá. Gostaria muito de voltar, mas não sei quando isso será possível novamente pois ainda tenho mais de 1000 destinos para visitar antes de morrer.

2 comentários:

Nomadic Knight disse...

Bem-vindo ao mundo dos blogs! Desejo-te muita sorte e vou seguir os teus viagems com muito interesse! Abraço!

Anônimo disse...

É, meu amigo, vocês não viram nada ainda: http://www.viajanteanonimo.com/forum/post-Budapeste-Hungria