terça-feira, 16 de outubro de 2012

Roma, ITÁLIA


Quem tem boca vai a Roma! Expressões a parte, esta é a forma correta no caso de mochileiros. Banhada pelo Rio Tibre, Roma é a capital e também a maior e mais populosa cidade da Itália com quase 3 milhões de habitantes. A cidade de Roma possui uma história de mais de 2500 anos, e reza a lenda de que foi fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba, e que atualmente são considerados símbolo da cidade. Roma desempenha papel importante na história da humanidade como berço do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália. É também o centro da Igreja Católica e onde encontra-se o menor país/estado do mundo, o Vaticano (residência oficial do Papa). Roma possui diversos pontos turísticos, mas com uma boa programação é possível visitar todos estes locais e ver o que há de melhor em apenas 5 dias.

Passeio as margens do Rio Tibre com vista da Basilica de São Pedro ao fundo
ACOMODAÇÃO:
Que tal ter o Papa como vizinho? A região do Vaticano é uma área bem central, servida por linha de metrô e a apenas alguns metros da Basílica de São Pedro, Capela Sistina e Jardins do Vaticano.
Roma não é uma cidade barata, e talvez, uma simples cama num quarto compartilhado seja uma das tuas maiores despesas durante a sua estadia nesta cidade histórica. No link a seguir, http://www.pensioneottaviano.com, você encontrará algumas opções de estadia em quartos compartilhados. Evidentemente esta não é uma das opções mais acessíveis, mas a localização é excelente, a área é extremamente segura e constantemente patrulhada por encontrar-se nos arredores do Vaticano, além de que você não precisará ter gasto extra com taxi quando voltar de balada. Albergues cobrarão em torno de 20 a 25 euros (52 a 65 reais) por noite em um quarto com aproximadamente 6 (seis) pessoas. Mais uma vez vale lembrar que você pode achar locais muito mais baratos com preços entre 7 a 10 euros (18,20 a 26 reais) por noite, mas tudo depende de suas prioridades. Eu não aconselharia ficar muito longe do centro, pois taxis custam caro após as 22h e escolhendo uma área central, é possível visitar algumas das atrações turísticas sem a necessidade de usar transporte público.

TRANSPORTE:
Para aqueles chegando via aeroporto, a maneira mais conveniente e barata para se chegar ao centro de Roma é via trem. Tickets de ida custam aproximadamente 11 euros (28,60 reais) e Roma Termini é a estação de destino. A jornada dura por volta de 31 minutos com o primeiro trem partindo do aeroporto as 6:37am e o último saindo as 10:52pm. Taxis cobram na média de 40 a 50 euros (104 a 130 reais) por uma corrida até o centro.
Diferentemente de muitas outras capitais européias, Roma não concentra todas suas atrações turísticas em somente uma ou duas áreas específicas possibilitando caminhadas de um ponto a outro. Na verdade, os pontos turísticos são relativamente distantes um do outro, e para piorar a situação, o sistema de metrô romano possui somente duas linhas. Isso deve-se ao fato de que, todas as vezes que tentavam ampliar o número de linhas, mais uma descoberta arqueológica era feita, o que interrompia o andamento das obras.
No entanto, uma vez que você se acostume a utilizar as linhas de ônibus e entenda a lógica de funcionamento das mesmas, sua visita a cidade eterna será completa.
O uso do transporte público em Roma dependerá muito da sua habilidade em montar seu próprio roteiro, para ir de ponto a ponto sem se perder ou sem a necessidade de caminhar longas distâncias. Bilhete integrado para uso de ônibus e trem custam 4 euros (10,40 reais) e têm validade de 24h.
Se o seu tempo em Roma é curto, fazendo com que cada segundo torne-se precioso, aconselho então embarcar nos ônibus de turismo operados pela empresa "City Sightseeing" (http://www.city-sightseeing.com/tours/italy/rome.htm#tourlandingposition). O tour custa 25 euros (65 reais) e tem validade de 48h. É permitido embarcar e desembarcar quantas vezes for necessário, e o passeio cobre os principais pontos turísticos da cidade com guia ao vivo (não disponível em Português).
Evidentemente, as vias de transporte irão ajudá-lo e muito durante sua visita a Roma, porém, é possível e extremamente prazeroso, fazer caminhadas de um ponto turístico a outro. Em apenas 40 minutos de caminhada por exemplo, da para visitar-se o Coliseu, passando-se em seguida pelo Foro Romano e caminhando pela Via del Corso (com pequenos desvios para o Pantheon e Fonte de Trevos) até chegar a Praça da Espanha (Degraus espanhóis).

PONTOS TURÍSTICOS:
A lista de atrações turísticas romana é longa, mas cada um destes pontos possui riqueza histórica e uma visita aos mesmos é de fato, obrigatória. Se estiver visitando a cidade durante o verão, reidrate-se em cada oportunidade e tenha sempre uma garrafinha d'água em mãos (Roma possui inúmeras fontes de água potável espalhada pela cidade), pois o calor é escaldante. No inverno, esteja bem agasalhado e faça uma pausa para um saboroso café italiano sempre que necessário. Outro importante detalhe a ser observado quando visitando Roma, é o calendário cristão. Basílica de São Pedro, Capela Sistina e outros prédios administrados pela Igreja Católica fecharão as portas nos feriados religiosos.

O Coliseu de Roma pode ser considerado o principal ícone da cidade. Reconhecido mundialmente, o Coliseu é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno. A sensação que se sente quando visitando este lugar é indescritível. Se você assistiu ao filme "O Gladiador", isso com certeza lhe ajudará a fantasiar como foram as batalhas ocorridas neste colosso nos tempos antigos. Construído entre os anos de 82 e 70 antes de Cristo, este monumento colossal foi se deteriorando ao longo dos anos e trabalhos de reconstrução são constantemente iniciados. No entanto, a estrutura principal foi mantida e o que se pode vislumbrar é um dos trabalhos mais belos e impressionantes da humanidade. O Coliseu está incluso na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Tickets para visitação custam 12 euros (31 reais) para adulto e o mesmo bilhete pode ser usado para visitar o Foro Romano e Palatino. Estação de metrô Colosseo, linha B.

Coliseu de Roma
Fontana di Trevi (Fonte de Trevos) é a maior fonte de Roma, e definitivamente mais um lugar que você não pode deixar de visitar. Diz a lenda que aqueles que jogam uma moedinha na fonte, de costas e sobre o ombro direito, voltarão a Roma novamente. Crendices a parte, desfrute deste local cinematográfico. Estação de metrô Barberini, linha A (seguir pela Via del Tritone ao sair da estação).

Fontana di Trevi. A maior e mais bela fonte de Roma
Piazza di Spagna (Praça da Espanha) é marcada por sua monumental escadaria composta de 138 degraus. A praça serve como ponto de encontro tanto para turistas como locais, e todos os dias recebe inúmeras pessoas do mundo inteiro. Estação de metrô Spagna, linha A.

Praça da Espanha e os famosos degraus espanhóis
Piazza Navona é uma praça aberta em Roma que melhor representa a era barroca da cidade. Considero esta, a praça mais charmosa e estruturada de Roma, com restaurantes, bares e lanchonetes ao redor, além de performances de artistas de rua todos os dias. Passe alguns minutos observando cada detalhe da magnífica Fonte dos 4 Rios e o obelisco no centro da praça. Navona é com certeza uma obra de arte ao ar livre. Embarcar no ônibus n. 87 (saindo do Coliseu), ou n. 70 (saindo da Estação Central Termini).

Piazza Navona com o monumental obelisco ao centro da Fonte dos Quatro Rios
Piazza del Campidoglio é o centro do governo italiano. Datada de 1560, é aqui que você encontrará a famosa estátua da loba com os gêmeos Rômulo e Remo (fundadores de Roma). Embarcar no ônibus n. 40 ou 64 (saindo da Estação Central Termini).

Piazza Venezia representa o coração da cidade, por ser geometricamente localizada no ponto mais central de Roma. Sua atenção certamente ficará voltada ao esplendoroso Monumento a Vittorio Emanuelle II que foi construído entre 1855 a 1911 para celebrar a unificação italiana. Linha de ônibus n. 40.  

Piazza e Basilicia di San Pietro. Prepare-se para pisar num dos solos mais sagrados do mundo do Cristianismo. A admirável Praça de São Pedro, com sua majestosa Basílica, são obras que deixarão qualquer ateu ou praticantes de outra religião de queixo caído. Se do lado de fora a vista já impressiona, espere para ver toda a magnitude da Igreja Católica ao entrar na Basílica. Arquitetura e obras de arte impecáveis criadas por grandes nomes como Donato Bramante, Michelangelo, Carlo Maderno e Gian Lorenzo Bernini. Os restos mortais de Pietro (Pedro), um dos 12 discípulos de Cristo, permaneceram na Basílica após sua execução em praça pública (hoje Piazza di San Pietro) pelo então Imperador de Roma, Nero. Sua execução foi feita onde hoje encontra-se o obelisco no centro da Praça de São Pedro. A entrada para a Basilica di San Pietro é gratuita (chegue as 7h da manhã para evitar filas e multidões), porém, uma taxa de aproximadamente 7 euros (18 reais) é cobrada para ir ao topo da mesma. A vista panorâmica que se tem do Vaticano do alto da Basilica faz o preço valer a pena. Estação de metrô Ottaviano, linha A.

Praça e Basilica de São Pedro
Foro Romano (Fórum Romano) representa o local central da Roma Antiga. Nesta região localizavam-se os prédios do governo e comumente chamado de mercado pelos locais. Por séculos este foi o principal palco da vida pública romana, com passeatas, julgamentos, discursos, eleições, entre outros. Atualmente, o que resta são fragmentos e ruínas deste que um dia já foi considerado o maior ponto de encontro do mundo e de toda a história da humanidade. O Foro Romando fica localizado apenas alguns metros de distância do Coliseu.

Foro Romano, a Roma Antiga
Pantheon é o prédio mais antigo e preservado da Roma Antiga. Foi construído entre 125 a 118 a.C. pelo Imperador Hadrian. O Pantheon é considerado um templo, apesar do desconhecimento de como fiéis praticavam seus cultos no prédio por ter estruturas completamente diferentes dos outros templos em Roma. O Pantheon fica localizado na Piazza della Rotonda, aproximadamente 10 minutos a pé da Fontana di Trevi e menos de 5 minutos a pé da Piazza Navona. Horário de funcionamento de segunda a sabado das 9am as 6:30pm e aos domingos das 9am a 1pm. Entrada gratuita, sendo o final da tarde o melhor horário para visitação.

Pantheon
Castelo de Santo Angelo foi um forte construído para servir como mausoléu para o Imperador Hadrian, mas acabou tornando-se também prisão, e em outros tempos residência oficial do papa. O Castelo servia como refúgio papal em épocas de perigo; uma passagem interna ainda liga o Castelo ao Vaticano. O Castelo possui uma imensa coleção de obras da Renascença, além de abrigar armas militares. O Castelo de Santo Angelo é localizado as margens do Rio Tibre nos arredores do Vaticano. Estação de metrô Lepanto, linha A. A taxa de admissão custa 8 euros (21 reais).

Castelo de Santo Angelo
Basilica Papale di Santa Maria Maggiore é mais uma das basilicas papais de Roma. Apesar de estar fora do território do Vaticano, a mesma encontra-se sobre administração do mesmo. Fica localizada na Piazza di Santa Maria Maggiore e é servida pela estação de metrô Cavour (linha B), Termini (linhas A e B), Piazza Vittoria E (linha A).

Museus e Jardins do Vaticano e Capela Sistina. Os museus localizam-se ao lado da Basilica di San Pietro e representam uma das maiores coleções de arte do mundo. A coleção foi criada ao longo de séculos pela Igreja Católica Romana. O ticket para visitação do Museu inclui entrada para a Capela Sistina com o fascinante teto pintado por Michelangelo, retratando a "criação do homem". Reserve entre 3 a 4 horas do seu dia para fazer um tour inesquecível pelos Museus do Vaticano. Aberto de segunda a sabado das 9:00 as 18:00 horas com última as 15:00 horas. Preço de entrada 16,50 euros (43 reais).

COMIDA TÍPICA
Vai acabar em pizza! Se você está na Itália, certamente uma das suas principais refeições será a tradicional pizza italiana.
Tradicional pizza italiana
Para os amantes de massa, Roma é um prato cheio. Recomendamos tentar além da clássica pizza (3 euros ou 7,80 reais por fatia), o spaghetti a carbonara preparada com ovos e bacon (12 euros ou 31,20 reais por refeição), os famosos paninos que são os sanduíches de rua (perfeitos com lanche enquanto fazendo tours) aproximadamente 5 euros (13 reais), e para os dias de verão tomar muito gelato (sorvete) por apenas 1,50 euro (3,90 reais).
Se você é um apaixonado por café, não deixe de experimentar também o saboroso café italiano. 

Os famosos paninos
BALADINHAS
Achar uma boa balada em Roma não é tão fácil apesar do porte e estrutura da mesma. A maneira mais certa de encontrar um bom lugar seria através de amigos locais, mas como esta talvez não seja a sua situação, convém arriscar suas fichas no Colosseum Pub Crawl, na qual posso afirmar aqui que foi uma das melhores noitadas da minha vida. O website deste pub crawl é o http://www.colosseumteam.com/. Tem pub crawl e festa todos os dias da semana.
Para aqueles que preferem se aventurar por conta própria, Testaccio (Estação Piramide, linha B) é o local do agito dos fins de semana romano a partir das 11 da noite. 
Ao leste da Estação Termini, na região de San Lorenzo, você encontrará muitos pubs e niteclubs com público jovem. Geralmente estudantes da Universidade que fica na mesma área.
Durante o verão, uma boa opção são os bares montados as margens do Rio Tibre. Ambientes extremamente luxuosos, com música ao vivo, seguido de música eletrônica até altas horas da madrugada. Os bares as margens do rio operam preços bem elevados em comparação a outros locais, mas a vista e o público presente são de primeira classe. Espere pagar até 8 euros (21 reais) por uma cerveja long neck.

Roma é conhecida como a cidade eterna por sua história milenar e visitar esta cidade simplesmente fará com que ela fique eternamente em suas lembranças. Roma é uma cidade extremamente mágica e que despertará uma fome por conhecimento, cultura e aprendizado. Mais do que uma viagem de glamour e requinte, Roma é uma imersão cultural.
Espero que possamos ter ajudado com nossas dicas, fazendo com que sua viagem seja ainda mais inesquecível. Continue nos visitando e ajudando nossa página a crescer a cada dia. Em busca dos 1000 destinos antes de morrer.

3 comentários:

Wadilson disse...

Legais as informações e dicas do blog... Parabéns!!! Irei em 2013 e foi muito útil receber essas preciosas informações... Abraços... E que venham mais destinos... kkkkkk

Marcelo Lagoa disse...

Se Deus quiser, um dia eu passo por aí também!! :)

Unknown disse...

Fui ano passado lá e seu post tem tudo haver.Tb sou uma apaixonada por viagem,estou iniciando meu blog. Se der da uma passadinha lá. Abraços. http://dicasdeviagensporlucianamileipe.blogspot.com.br/2015/04/viajando-com-as-criancas.html?spref=fb&m=1